Após ocorrências de queimadas, Defesa Civil de Paraibuna faz alerta à população sobre riscos à saúde
Projeto de Lei que prevê multa para quem causar queimadas está sendo elaborado
Com a chegada do inverno, a escassez de chuvas e a baixa umidade do ar, as queimadas têm sido uma preocupação constante em todo Vale do Paraíba, sobretudo em regiões de área extensa de vegetação. Nos últimos dias, a Defesa Civil da Estância Turística de Paraibuna registrou ocorrências de queimadas e atuou no combate a focos de incêndios em diversos pontos da cidade.
Preocupados com essa situação, a Defesa Civil está levantando um alerta à população: além dos danos ao meio ambiente e aos animais, a fumaça gerada pelo fogo pode causar consequências à saúde das pessoas e coloca em risco a segurança dos moradores da cidade.
O presidente da Defesa Civil em Paraibuna, Danilo Caneppele, explicou que, muitas vezes, o início do incêndio acontece em uma pequena área, e pode ser causado pela ação dos próprios munícipes. “Algumas pessoas colocam fogo para queimar lixo ou para limpar um terreno. Esse fogo sai do controle e se torna um princípio de incêndio, tomando proporções imensuráveis.”
Diante dessa situação, a Procuradoria Jurídica da Prefeitura está trabalhando na elaboração de um Projeto de Lei, que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação dos vereadores, que prevê multa como sanção aos moradores que atearem fogo de forma proposital.
Caneppele ressaltou, ainda, que o risco de queimadas continua alto até o início de setembro, quando começam as chuvas da primavera. “Nossa equipe tem realizado treinamentos e está equipada com abafadores, capacetes, lanternas e outros recursos necessários para agir no combate aos focos de incêndio e no controle de queimadas. Atuamos, também, em conjunto com a base local do Corpo de Bombeiros e, sempre que necessário, acionamos a base de São José dos Campos para apoio.”
OCORRÊNCIAS REGISTRADAS
As ocorrências que exigem combate direto as chamas são devidamente registradas no Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil).
Em 2021, a Defesa Civil Municipal registrou e atuou no combate a focos de incêndio em diversos bairros do município, tais como Alto do Boa Vista, São Germano, Jd. Panorama, Bela Vista, Ilhéus, Colinas, Remedinho, São Geraldo, Itapeva, Chororão, São Damião e Capim D’Angola, com ênfase para a queimada do bairro do Remedinho, que se estendeu por 5 dias até que fosse extinguida por completo.
Na última sexta-feira, dia 8 de julho, a equipe atuou no combate a uma queimada no bairro São Germano. O fogo atingiu uma área extensa e foram necessárias, aproximadamente, 3 horas de trabalho ininterrupto para combater as chamas. O esforço da Defesa Civil era evitar que o fogo atingisse as residências, e as maiores dificuldades foram o acesso ao local.
Nesta terça-feira, dia 12, também foi preciso contar com a atuação da Defesa Civil de Paraibuna. O fogo atingiu os bairros do Colinas e Chororão, e foi necessário apoio do Corpo de Bombeiros para cessar a queimada.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone: (12) 9 8190-1862.
Operação Corta Fogo
A Concessionária Tamoios já iniciou a Operação Corta Fogo 2022. O objetivo é conscientizar os motoristas que trafegam pela rodovia e intensificar o monitoramento das áreas de maior incidência dos focos de incêndio.
A Tamoios ressalta, ainda, que a fumaça que se espalha, além dos danos causados à saúde da população, também diminui a visibilidade e pode oferecer risco de acidente de trânsito.
Diante disso, a Concessionária pede que as pessoas não joguem objetos de qualquer tipo na rodovia, principalmente bitucas de cigarro, fósforos ou qualquer material inflamável.