Defesa Civil do Município age rápido em controle de incêndio no bairro do Minhoqueiro, região do Itapeva

A COMPDEC – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Paraibuna tem realizado um belo trabalho no município em diversas ações preventivas, com destaque para o controle de queimadas, como aquelas que aconteceram no domingo (17/05), quando uma equipe do órgão foi acionada para ajudar no controle de focos de incêndio em três locais distintos de Paraibuna: um na área no “Morro das Antenas”; outro na região do bairro do Alferes Bento, próximo a uma torre de telefonia celular; e o terceiro no Jardim Panorama, região central da cidade.

Nesta quinta-feira (21), homens da Defesa Civil – servidores públicos municipais vinculados aos Departamentos de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Serviços Municipais – foram acionados novamente, desta vez para combater queimadas em uma área localizada no bairro Minhoqueiro, região próxima ao Itapeva.

De acordo com informações da Defesa Civil de Paraibuna, o Corpo de Bombeiros de São José dos Campos também foi chamado para atender a ocorrência no município, no entanto, devido ao fato do caminhão ser grande e pesado não foi possível o veículo chegar até o local do fogo, mesmo assim, os bombeiros ajudaram no combate as chamas, juntamente com donos de propriedades rurais e moradores da região.

O Governo Municipal, por sua vez, disponibilizou um grande aliado no controle do fogo: o caminhão pipa da Prefeitura, que conseguiu chegar até o local do incêndio, veículo como sempre de muita utilidade nessa hora. De acordo com a Prefeitura de Paraibuna, mais uma vez a ação rápida foi essencial para evitar que o fogo atingisse as casas próximas ao local da queimada.

Segundo a engenheira ambiental da COMPDEC Paraibuna, Vitória Zanato, é muito importante os cuidados nesse período de estiagem. “Devemos evitar a confecção e manutenção de aceiros em grandes propriedades ou terrenos, e realizar fogueiras com a justificativa de limpeza, afinal, na maioria das vezes, a vegetação seca propaga o fogo com maior rapidez”, explica.

Em caso de urgência, entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelos telefones: 3974-2120 / 98190-1862.