Festa na Estância Turística de Paraibuna supera as expectativas, nos 10 dias de evento
Mais de 50 mil pessoas, entre moradores e turistas, participaram do aniversário de 356 anos do município, promovido de 10 a 19 de junho.

A retomada da festa do aniversário de Paraibuna – que em 2022 comemorou 356 anos – fez moradores e turistas matarem a saudade de reviver grandes emoções e alegrias num dos eventos mais populares da Região Metropolitana do Vale do Paraíba – RMVale, em especial pela realização da tradicional Feira de Turismo “José Benedicto Vilhena”, um dos principais atrativos da programação de aniversário da cidade, Feitur que completou este ano 25 anos de uma história de sucesso.
Realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo e o envolvimento de todos os departamentos municipais, o evento foi viabilizado em parceria com a Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, Comtur - Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna (ACEP), Polícia Militar, Polícia Civil, e o apoio da Rádio Paraibuna FM 105,9, Rádio Grande Vale AM 1580 khz, Jornal de Paraibuna, página Óia Paraibuna, dentre outros apoiadores.
Segundo o Governo Municipal, a festa da cidade, em 2022, foi um grande sucesso e superou as expectativas, tanto em número de visitantes como também no aspecto financeiro, contribuindo para o aquecimento da economia paraibunense.
Segundo uma das expositoras da Feitur, Marta Alves de Melo Fontes Rico, da Rico Defumados Artesanais, os bons resultados obtidos na festa são motivos de muita comemoração. “Em 2021 fizemos nossa 1ª participação na Feitur (online), e esse ano de forma física participamos e dividimos espaço com os vinhos da família Maciel Zanchetta, que também nos agregou muito. A participação na Feitur foi fantástica e superou nossas expectativas. A feira deu à Rico Defumados uma visibilidade sem tamanho, tanto ao público local que ainda não nos conhecia por completo, como também com os turistas que adoraram nossos defumados”, enfatiza Marta.
O produtor de vinhos do bairro Pinhal, zona rural de Paraibuna, Luiz Pedro Zanchetta, também participou como expositor da Feitur, na barraca – Vinhos Artesanais Maciel Zanchetta. Segundo ele, o evento deu um retorno positivo. “Esta é a terceira vez da nossa participação na feira e por sinal a melhor de todas em relação aos dois anos anteriores porque o movimento foi excelente e conseguimos ter um retorno melhor de venda do que nas outras vezes”, declara.
Durante os 10 dias de festividades, moradores e turistas apreciaram diversos atrativos, entre eles shows sertanejos e de outros gêneros musicais, festival da viola caipira, apresentações culturais, comidas típicas, café caipira e o artesanato típico do município, na praça do largo Mercado; outros destaques ficaram por conta da Fazendinha “Biju Vilhena”, com exposição de animais e passeios em charrete, boi e pônei para diversão das crianças, além do desfile da Cavalaria de Santo Antônio, e do tradicional Afogado, ambos promovidos no último dia da festa, 19 de junho (domingo).
Segundo a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, foram diversos os momentos marcantes da festa da cidade neste ano, como as homenagens feitas pelo Governo Municipal para personalidades de diferentes setores da sociedade: empresarial, segurança pública, institucional, turismo, que receberam placas entregues pela Prefeitura, durante a abertura oficial da Feitur, na sexta (10), pelo reconhecimento por relevantes serviços prestados por essas pessoas ao nosso município.
Dentre outros fatos especiais destaque também para a apresentação da quadrilha Flor de Picão, no sábado (18), às 19h, com um jeito todo irreverente dos seus componentes, que aproveitaram a ocasião para prestar uma bela homenagem ao Sr. Paulo Morioka (in memoriam), cidadão do município que em vida gostava muito de participar dos eventos festivos da cidade com seu modo único de dançar e que alegrava a todos por sua maneira de encarar a vida sempre com simpatia e descontração.
AQUECIMENTO DA ECONOMIA LOCAL
O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da Estância Turística de Paraibuna, Paulo Rodolfo César, elogiou a Prefeitura pela organização do evento, que resultou no balanço positivo da festa. “Temos que tirar o chapéu e dar os parabéns à Prefeitura pelo show de organização primeiro porque conseguiu – mesmo com pouco tempo – deixar pronta toda a estrutura das barracas, tendas, assim como a instalação das bandeirinhas na cidade que deram um charme todo especial para nossa festa; e segundo, porque esse capricho e empenho pelo trabalho desenvolvido pela Administração Municipal e todas as empresas e instituições parceiras propiciou um ambiente mais favorável em benefício ao evento”, salienta.
Rodolfo César ainda complementou, destacando: “Pelos cálculos prévios do Comtur, o volume de vendas da Feitur este ano foi em média 40% maior em comparação aos anos anteriores. Percebemos isto no movimento bem melhor em todos os dias da feira e não apenas aos finais de semana, como era no passado. Eu mesmo vivi a experiência de sair para almoçar, na terça e na quarta-feira, e notei esse movimento muito bom, mesmo durante a semana. Aliás, importante frisar que o fato da Feira de Turismo começar a funcionar a partir das 10h é excelente porque já teve anos que o evento começava após às 18h, até mesmo isso agrega bastante à nossa Feitur porque o fluxo de turistas é ainda maior, atraindo mais pessoas para o evento”, acredita.
Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna (ACEP), Walter Benedito Gomes de Oliveira, comemorou os resultados positivos proporcionados pela festa da cidade à economia do município. “Foi um evento muito bom. A cada dia que passa a gente vai reestruturando o modelo de festa e o próprio comércio vai se remodelando também para poder atender cada vez melhor os turistas que visitam nossa cidade. No geral a festa beneficiou o comércio local, isto é bom porque nós sofremos aí dois anos e meio com a pandemia. O evento trouxe ganhos tanto para os expositores da Feira de Turismo, como também para os comerciantes da cidade como um todo. Tivemos bastante turistas visitando os comércios, alguns setores venderam um pouco mais, outros menos, mas todos acabaram sendo beneficiados economicamente de alguma forma”, afirma.
PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA
Com o objetivo de colher informações sobre a opinião do público em relação à Feira de Turismo de Paraibuna, o Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo, assinou um termo de compromisso junto aos expositores da Feitur para que eles colaborassem com uma pesquisa de demanda turística junto ao público visitante. Ao todo foram disponibilizados 20 questionários em cada barraca para que os turistas respondessem a pesquisa, que será encaminhada posteriormente à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
A diretora de Turismo da Estância Turística de Paraibuna, Solange Barbosa, explicou a importância da iniciativa. “A pesquisa teve o intuito de identificar de onde são os visitantes, quais os interesses dessas pessoas, referente ao turismo do nosso município, dentre outros levantamentos necessários. Essa pesquisa de demanda, aliás, é uma prerrogativa que toda estância turística tem justamente para poder fazer as avaliações devidas do seu turismo, durante o ano”, esclarece.
ESTIMATIVA DE PÚBLICO
Uma multidão de moradores e turistas marcaram presença na Festa dos 356 anos de Paraibuna. De acordo com estimativa da Polícia Militar, o evento reuniu aproximadamente 53 mil pessoas, durante os 10 dias de festividades. Os maiores públicos foram nos dias 11, 18 e 19.
No domingo (19), último dia da festa diversas caravanas vindas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região da Grande São Paulo vieram à cidade para aproveitar o passeio em família e amigos. “Amei ter conhecido Paraibuna e ter experimentado o famoso Afogado, que estava delicioso, inclusive com direito à música ao vivo e tudo mais”, ressalta a turista de Mogi das Cruzes/SP, Rosângela Quaresma.
COBERTURA DA IMPRENSA
Como acontece todos os anos, mais uma vez a TV Vanguarda esteve presente para prestigiar à Feira de Turismo “José Benedicto Vilhena”, contribuindo para ajudar a divulgar o evento à população de toda região de cobertura da afiliada da Rede Globo e principal emissora de TV da RMVale. O vídeo da matéria pode ser acessado pelo link:
AGRADECIMENTOS ÀS EQUIPES DE TRABALHO
O prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda (Vitão) destacou a importante participação de todos os servidores públicos municipais na organização da Festa do Aniversário da Cidade, bem como de todas as empresas e instituições que contribuíram para a realização do evento.
“Quero parabenizar todos os nossos servidores públicos da Prefeitura pelo empenho e dedicação durante os 10 dias da nossa festa. Todos que ajudaram na montagem das barracas, instalação elétrica e hidráulica, na organização do trânsito da cidade, aos agentes ambientais pela limpeza das vias públicas, à Mônica e toda equipe de trabalhadores do Consórcio Três Rios pelos bons serviços prestados não apenas por ocasião da festa da cidade, mas no dia a dia do município, aos diretores e todos os funcionários da Fundação Cultural, e das comissões setoriais pelo profissionalismo e atenção especial em nossa festa, em todos os detalhes, a todos do Comtur, em especial aos expositores (as) da Feitur, às Polícias Militar e Civil, as empresas e comércios que patrocinaram e apoiaram às festividades dos 356 anos do nosso município, enfim, a todas as pessoas que colaboraram direta ou indiretamente com o evento”, salienta Vitão.