Alunos da rede municipal de ensino visitam a Biblioteca Municipal
A Visita guiada teve o objetivo de incentivar ainda mais as crianças a explorarem o mundo da leitura e da cultura Paraibunense.
Alunos da EMEIEF José Cândido dos Santos, do Bairro do Cedro, tiveram a oportunidade na manhã da última quarta (30) e quinta-feira (31) de visitar a Biblioteca Municipal, um espaço rico em conhecimento e cultura. A visita faz parte de um projeto educacional que visa incentivar os alunos a leitura e a valorização dos livros.
Durante a visita, as crianças foram recepcionadas pela equipe da biblioteca, que apresentou as seções e acervos disponíveis. Os alunos puderam explorar os livros infantis, conhecer a história da biblioteca e aprender sobre a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Felipe Martins Silva Baginski, biblioteconomista da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, acompanhou os pequenos visitantes e explicou o funcionamento desse ambiente e apresentou aos alunos personagens locais importantes, como Caetana e João Rural, comentando sobre a relevância deles para a história da cidade. “Muita gente desconhece a história dessas pessoas, a gente tem aqui na biblioteca livros e retratos que falam sobre elas e apresentam suas histórias”, explicou.
Sobre a visitas dos alunos, Felipe ressaltou a relevância de mostrar aos jovens que no município há um espaço dedicado a leitura. "Acho importante essas ações pelo fato de muita gente não ter o conhecimento de que existe uma biblioteca no município e não sabem que aqui há acesso a livros para emprestar de forma gratuita", destacou.
Durante a visita as crianças puderam folhear livros infantis e tiveram acesso a coleções selecionadas, inspirando o interesse pela leitura. Os estudantes participaram ainda de uma sessão de contação de história, que despertou a imaginação de todos com a narrativa.
A professora do 3º ano, Ana Lúcia dos Santos, acompanhou sua turma durante a visita e segundo ela ações como essa, são fundamentais para reforçar o gosto pela leitura entre os alunos. “Incentivar cada vez mais o mundo da leitura é algo que promovemos bastante dentro da escola. Eles, por não saírem da zona rural, quase não têm noção de como é uma biblioteca, e pensamos em trazê-los, principalmente, porque a biblioteca municipal tem essa harmonia e essa coisa gostosa de onde a gente está praticando a leitura”, comentou.