Em comemoração ao Dia da Árvore, Casa da Agricultura promove atividade em escola infantil

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou uma atividade na escola de Educação Infantil Santinha Moura nesta manhã, em comemoração do Dia da Árvore, celebrado hoje (21).

A engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Bárbara Faria, coordenou a iniciativa e contou que a diretora da escola, Samanta Andrade, procurou o Departamento e fez a solicitação de uma atividade para celebrar o Dia da Árvore. “Nós já tínhamos algumas mudas e viemos aqui para falar com as crianças sobre conscientização e importância das árvores, além dos cuidados com a natureza e Meio Ambiente.”

Bárbara iniciou a atividade explicando aos alunos que eles iriam ajudar a plantar as árvores e, depois, seriam responsáveis pelo cuidado. Além disso, ela mostrou às crianças o “berço”, que é o local que recebe a muda. Os alunos ainda ajudaram a distribuir o adubo, que são os nutrientes que irão ajudar a árvore a crescer.  Bárbara explicou, também, que animais como os pássaros se alimentam das frutas das árvores, portanto elas têm um papel fundamental para a natureza.

Foi realizado o plantio de 3 mudas, sendo acerola, amora e pitanga. Sobre a escolha das árvores, a engenheira agrônoma explicou que foi um pedido dos professores que fossem mudas de frutas. “A escola já tem um pé de amora e é muito concorrido pelas crianças.”

A professora Anely de Souza Oliveira, responsável pela turma da Etapa 1 C, ressaltou que a proposta da atividade é conscientizar as crianças sobre a importância do plantio de árvores. “Nós abordamos em sala de aula essa temática. É necessário que eles saibam desde crianças as funções da árvore, do meio ambiente, da natureza, e sobre preservação. Eles são propagadores do conhecimento que eles aprendem aqui.”

A professora Adriana Leite, da Escola Estadual Cel Eduardo José de Camargo, estava acompanhando estudantes do Projeto Itinerário, que realiza um direcionamento profissional aos alunos. “Quando eles chegam no 2º ano, eles podem escolher uma área, que pode ser Humanas ou Exatas. Os alunos presentes hoje estão estudando sobre Sustentabilidade, Desmatamento e outros temas relacionados à natureza com a professora Mirela Aguiar, de Biologia.”

Os alunos da escola Estadual são Bento Camargo, Nicole Ferreira, Cauane Maria e Laís Tainara. Eles contaram que esta foi a primeira atividade na prática e que ficaram muito satisfeitos com a experiência. “Nós queremos participar mais vezes e nossa intenção é fazer este plantio de mudas em nossa própria escola, porque lá temos uma área muito boa que poderia ser usada para essa finalidade”, finalizou Cauane.