Estância Turística de Paraibuna é contemplada com o Programa Rotas Rurais

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Estância Turística de Paraibuna, realizou um encontro com produtores rurais nesta quarta-feira (23), para entrega do Programa Rotas Rurais.

A reunião, que foi realizado na Casa da Agricultura, contou com a presença da Chefe de Gabinete, Heloísa Antunes de Faria Santos, representando a administração municipal, e do vereador Tales Vitório.

O Diretor Técnico de Divisão da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - regional de Pindamonhangaba), Haley de Carvalho, entregou oficialmente o mapeamento digital das propriedades localizadas na zona rural de Paraibuna, viabilizado através do Programa Rotas Rurais, para a Chefe de Gabinete.

Esta iniciativa tem como objetivo realizar o endereçamento digital – em parceria com o Google – das propriedades rurais, permitindo a rápida localização e suas rotas de acesso, promovendo mobilidade, conectividade, segurança, educação saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social.

Haley de Carvalho explicou que, neste primeiro momento, foram mapeados 140km de vias rurais, totalizando 677 propriedades. “Foram mapeadas as propriedades que desenvolvem algum tipo de atividade econômica. Agora, os munícipes podem acessar o aplicativo do Rotas Rurais e incluir as suas propriedades.” O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android.

Dessa forma, munícipes podem localizar geograficamente sua propriedade rural, indicando num mapa o ponto exato. O programa Rotas Rurais irá gerar um código de endereçamento, equivalente a um endereço, que poderá ser compartilhado. Ao utilizar este código em aplicativos de localização por GPS, por exemplo, o usuário terá acesso à identificação geográfica de maneira rápida e eficaz.

A Chefe de Gabinete destacou a importância do mapeamento digital, sobretudo para que os moradores tenham acesso aos mais variados serviços públicos, tais como transporte, saúde e policiamento. “Nós tínhamos uma dificuldade na área da Educação e Transporte municipais, que era localizar as casas onde moram muitos de nossos alunos para que o ônibus escolar possa buscá-los. Agora, não teremos mais esse problema. É uma importante ferramenta para os moradores, que poderão acionar a polícia, ambulância, e qualquer outro serviço caso seja necessário.”

Gilberto Vilhena Freitas e Mario Sérgio Vilhena Freitas possuem uma propriedade na zona rural que trabalha com Agropecuária e produtos agrícolas. Eles participaram do encontro e receberam o endereçamento digital. “O mapeamento será fundamental para que possamos calcular o frete de diferentes fornecedores. Sempre que encomendávamos algum produto, não havia a possibilidade de passar nossa localização exata. Agora, até mesmo nossos clientes poderão chegar a nós com facilidade”, destacou Gilberto.

“Nossa propriedade está localizada no bairro Espírito Santo. Quando os entregadores chegam a uma bifurcação no caminho, muitos deles pegam o acesso errado. Com isso, nós tínhamos que nos deslocar para buscar os motoristas pelo caminho. Certamente o mapeamento digital vai nos auxiliar a alavancar o setor rural da nossa cidade”, concluiu Mário Sérgio.

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Durante o encontro, 5 técnicos auxiliaram os munícipes para realizar o primeiro acesso no sistema do CAR, que é um cadastro eletrônico que apresenta os dados básicos das propriedades rurais, por meio do qual são prestadas informações referentes ao imóvel – domínio, documentação, localização – e suas áreas – vegetação nativa, áreas de preservação permanente, área consolidada, Reserva Legal e outras. O objetivo é o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. A inscrição é obrigatória para todos os imóveis rurais.

O login e senha de acesso são individuais e intransferíveis. Vale ressaltar que, em caso de necessidade, o contato dos técnicos do CAR é feito através de correspondência com AR (Aviso de Recebimento) ou pelo e-mail cadastrado.