Estância Turística de Paraibuna recebe obras para melhoria da segurança do trânsito, em convênio firmado entre a Prefeitura e o Detran-SP
Serão instaladas faixas elevadas para travessia de pedestres e lombadas

Um Termo de Convênio celebrado entre o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo) e a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna irá viabilizar a implantação de faixas elevadas para travessia de pedestres e lombadas no município. As obras estão previstas para começar na próxima segunda-feira, dia 27 de junho.
Através desta parceria, o município de Paraibuna irá receber, através de bens e serviços, o montante de R$ 140 mil, com a finalidade de executar as obras no sistema viário da cidade.
Representantes do Detran-SP, responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização do Termo de Convênio, vieram a Paraibuna e realizaram a visita técnica na cidade, identificando os locais que receberão as obras.
As faixas elevadas para travessia de pedestres serão implantadas nos seguintes locais: Av. Dr. Carlos Guimarães, nº 250; Av. Major. João E. Calazans, nº 18; Av. São José dos Campos, nº 1; e R. Taubaté, nº 115. Já as lombadas (ondulações transversais) serão instaladas nas ruas: R. Padre Américo, nº 21; R. Santa Branca, nº 154; e R. Taubaté, nº 33.
A equipe do Departamento de Planejamento de Paraibuna acompanhou os técnicos do Detran-SP e destacaram que os benefícios das obras são a melhoria da infraestrutura das vias, segurança dos pedestres e também do trânsito local.
O Convênio foi assinado pelo prefeito municipal, Victor Miranda, e a Diretora Vice-presidente do Detran-SP, dra. Neiva Aparecida Doretto, durante a visita do governador Rodrigo Garcia na região, por meio do programa Governo na Área, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, que teve como sede a cidade de São José dos Campos.
SOBRE O PROGRAMA RESPEITO À VIDA
O Convênio com os municípios, firmado por meio do Programa Respeito à Vida, tem como finalidade a transferência de bens e serviços com o objetivo de reduzir e evitar acidentes de trânsito.
Os recursos aplicados no Programa Respeito à Vida são provenientes de multas do Detran-SP, e utilizados para obras, intervenções e melhorias para aumentar a segurança viária.
As medidas adotadas dentro do programa têm reduzido efetivamente a mortalidade nas rodovias do Estado de São Paulo. Nos últimos três anos, por exemplo, o Programa Respeito à Vida contribuiu para a diminuição de 7,5% no número de mortes no trânsito. Segundo dados do Infosiga, base de dados do programa, o total passou de 5,2 mil em 2018 para 4,8 mil em 2021. Ou seja, 400 vidas foram salvas no período.