Hoje (18/05) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o objetivo de promover a proteção da população infantil, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Saúde, divulga este anúncio alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado neste 18 de maio.

POR QUE ESSA DATA SURGIU?

A escolha dessa data se deve ao assassinato de Araceli Crespo, uma garota de 8 anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 18 de maio de 1973, em Vitória – Espírito Santo. Assim, em 2000 essa data foi instituída pelo projeto de lei 9970/00. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

COMO PREVENIR O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL?

Segundo o psicólogo Luiz Fernando Macedo, “O primeiro passo é ensinar essa criança, esse adolescente a ter os seus limites respeitados. Se estiver desconfortável com algo, tem que falar e ter o direito de se manifestar. O objetivo é justamente ter esse canal de comunicação aberto, para que se algo estranho acontecer a criança se sinta à vontade em falar aos pais para que estes possam tomar as medidas necessárias”.

Além disso, os pais, familiares, professores e conhecidos, devem se atentar a sinais passados pela criança ou adolescente, pois assim, ficará mais fácil identificar se ele está sofrendo algum tipo de violência.

COMO DENUNCIAR?

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h, incluindo fins de semana e feriados.

Saiba mais pelo link:

Fonte: www.agenciajovem.org