Paraibuna realiza sua 1ª Conferência das Cidades com foco na construção participativa de políticas públicas
Evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil

A Estância Turística de Paraibuna promoveu a sua 1ª Conferência das Cidades, o evento que aconteceu nos dias 09 e 10 de abril, na Câmara Municipal, teve como objetivo promover o debate, a escuta e o planejamento coletivo sobre os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do município.
A conferência reuniu cerca de 60 representantes do poder público, conselhos municipais, lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil e munícipes, em um espaço democrático de diálogo e participação social. Ao longo dos dois dias, os participantes acompanharam palestras, painéis temáticos e formaram grupos de discussão voltados à definir quais as prioridades dentro dos temas propostos para contribuir com a formulação de políticas públicas para o município.
Designado como Presidente da conferência, o diretor do Departamento Municipal de Planejamento Territorial e Turismo, Flavinho Pedroso, destacou a importância da iniciativa para Paraibuna. “A Conferência teve um excelente resultado para nortear as políticas públicas nos temas que foram apresentados, contando com a participação de diversos segmentos, criando um espaço democrático de propostas e prioridades.”, afirmou.
O primeiro dia da conferência foi marcado pelas palestras de cinco convidados que apresentaram os temas que nortearam os debates: Drenagem de Águas Pluviais: Um dos Quatro Pilares do Saneamento Básico; Participação Social: Conselhos; Transporte Público; Cidades Inteligentes; e Moradia Digna. As apresentações contribuíram para enriquecer o conhecimento dos participantes e ofereceram subsídios importantes para as discussões em grupo realizadas no segundo dia do evento.
Durante a conferência foram designados três delegados que representarão Paraibuna na 7ª. Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá nos dias 27 e 28 de junho de 2025, em São Paulo, onde irão apresentar os temas definidos durante os debates dos grupos.
Foram eleitos, Fabiana Esteves (Titular) e Ana Paula Santana (Suplente) como representantes do Poder Legislativo; Rafael Ribeiro (Titular) e Marta Aparecida da Silva (Suplente) como representantes do Poder Executivo; Joslaine Pereira dos Santos (Titular) e Ronnie dos Santos (Suplente) como representantes da Sociedade Civil.
Para Joslaine a realização da conferência incentiva a promoção de discussões que só trazem benefícios à cidade. "Participei da 1ª Conferência da Comissão das Cidades sem pretensões, mas pude ver a relevância dos debates nos cinco eixos: ambiental, moradia, políticas sociais, transporte e tecnologia. Os palestrantes foram muito cuidadosos na escolha e apresentação dos temas.”.
A representante da sociedade civil, parabenizou ainda a todos que participaram da organização do evento, e em especial à Prefeita Professora Helô, por incentivar essa iniciativa. “Fiquei honrada ao ser eleita delegada titular, papel que me permite representar a população perante o Poder Público analisando projetos de lei relacionados aos eixos, sugerindo melhorias legislativas e mediando conflitos urbanos para melhorar a qualidade de vida e desenvolver o município. Que seja a primeira de muitas.".
A realização da 1ª Conferência das Cidades da Estância Turística de Paraibuna é um marco democrático para o município e reforça o compromisso da gestão com a transparência, a escuta ativa e a construção coletiva de soluções que fortaleçam o bem-estar da população.