Parceria entre a Prefeitura de Paraibuna e a Provedoria da Santa Casa viabilizou reformas que evitaram o fechamento do prédio

Há cerca de quatro anos, em meados de 2017, em sua primeira gestão à frente do Governo Municipal, o prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda (PSDB), firmou uma importante e estratégica parceria com a Provedoria da Santa Casa do Município para evitar que o antigo e histórico prédio corresse o risco de ser interditado pela Vigilância Sanitária do Estado e impedido de funcionar, devido às diversas irregularidades na estrutura do edifício.

Com o objetivo de ajudar a Santa Casa – que abriga ao longo desses anos a Unidade de Pronto Atendimento da UPA Municipal – a Prefeitura de Paraibuna fez um acordo com a Provedoria da instituição para que destinasse pelo menos parte do aluguel pago pela Prefeitura pelo uso do imóvel às reformas de adequações do prédio, de acordo com as normas exigidas pela Vigilância Sanitária Estadual.

Desde então, a Provedoria da Santa Casa vem conseguindo cumprir com maestria o uso dos recursos financeiros provenientes do aluguel acertado pela Prefeitura (hoje de pouco mais de R$26 mil, valor atualizado) para investir nas benfeitorias do prédio. Segundo a Provedoria da instituição filantrópica paraibunense, esse dinheiro da locação do prédio – além de ajudar no custeio da reforma e mão de obra – também já foi de grande utilidade no pagamento de ações trabalhistas de ex-funcionários da Santa Casa.

CONQUISTAS DA CERTIDÃO DE AVCB E AMPLA REFORMA DO PRÉDIO

Na última terça-feira (27/04), um ato simbólico na UPA Municipal marcou a entrega da Certidão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O Chefe do Poder Executivo Municipal se reuniu no local com representantes da Provedoria da Santa Casa, do IBHASES – Organização Social responsável pelo atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento de Paraibuna, e o diretor municipal de Saúde, Benedito Rômulo Fonseca Júnior (Dr. Rômulo).

O AVCB é um documento de suma importância que atesta que o prédio da Santa Casa agora reúne todas as condições de segurança contra riscos de incêndios, conforme estabelecido pela legislação.

A comitiva aproveitou a ocasião para vistoriar obras em andamento e apreciar as reformas já concluídas no prédio, dentre elas o novo refeitório da Santa Casa, que teve de ser refeito para corrigir o afundamento do antigo piso que impossibilitava os funcionários da UPA de utilizar o local para suas refeições; com a cozinha de cara nova todos hoje podem usufruir de um ambiente melhor com mais segurança e conforto.

O prefeito Vitão destacou a importância da parceria em favor da UPA. “Muitos diziam que a Santa Casa de Paraibuna iria fechar; não só não fechou, como também tem recebido todas as obras e benfeitorias necessárias em cumprimento às normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Então, só temos de festejar por este acordo histórico da atual Gestão com a Provedoria da Santa Casa, no qual houve o entendimento das melhorias para que essas obras essenciais fossem feitas e o prédio ficasse com tudo regularizado, ainda mais agora com esse certificado importantíssimo do Corpo de Bombeiros - AVCB - que atesta que a Santa Casa está provida de toda segurança contra riscos de incêndio, dentre outros perigos”, afirma o Prefeito.

O chefe do Poder Executivo do Município complementou sua fala, ressaltando: “Os investimentos continuam e a gente fica muito feliz desse resultado, pois estamos colhendo os frutos desta parceria que já está favorecendo e irá beneficiar ainda mais toda população paraibunense”, conclui.

OUTRAS IMPORTANTES OBRAS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PARAIBUNA TAMBÉM MERECEM DESTAQUE:

  • Construção de vigas de concreto onde ficava o “porão”, que substituíram as antigas vigas de madeira, boa parte delas - aliás - cheias de caruncho; a ampla reforma na parte baixa do prédio, além de ter ajudado a reforçar a estrutura do edifício, viabilizou a instalação de uma grande sala utilizada para guardar ferramentas e materiais diversos;

  • Construção de novos banheiros com mais acessibilidade, logo na entrada do prédio da UPA, onde funcionava a antiga sala de raio-X, que agora ganhou um novo espaço no interior do prédio mais apropriado para abrigar o setor;

  • Instalação de um fraldário, que até então não existia na Santa Casa, para oferecer maior conforto e comodidade às mães e seus bebês, enquanto aguardam atendimento médico;

  • Instalação de hidrantes, mangueiras de incêndio, extintores, sinalizadores de fumaça, alarmes, iluminação de emergência, placas de sinalização, e todo sistema de combate a incêndio, para garantir maior segurança aos funcionários e pacientes;

  • Reforma nas salas de consultas e de observação;

  • Instalação de guarda-corpo no interior do prédio;

  • Dentre outras melhorias.

Segundo o Governo Municipal, a Prefeitura promoverá um curso de Brigada de Incêndio, visando a capacitação dos funcionários que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento de Paraibuna para estarem aptos a utilizar equipamentos no combate a incêndio.

Ainda de acordo com a Prefeitura, todas essas benfeitorias têm por objetivo oferecer um ambiente com melhor acessibilidade, conforto e segurança, e um atendimento cada vez melhor para o bem-estar da população paraibunense e de todos os usuários da Unidade de Pronto Atendimento do Município.