Produção de livros e evento de autógrafos são realizados com estudantes da rede municipal de ensino de Paraibuna

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, realizou no dia 18 de novembro o evento de autógrafos – momento que encerra o projeto Estante Mágica que foi realizado durante o ano com estudantes do 1º ao 5º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas EMEIEF Otacilia Domingues e EMEF Irmã Irene Alves Lopes “Irmã Zoé”.

A professora Maria Angélica Santos, que leciona no 3º ano, conheceu o projeto e o apresentou à escola em 2015. Ela explicou que os alunos escrevem as histórias – que podem ter um tema definido ou não - com o apoio pedagógico dos professores, ou seja, recebem auxílio para a correção gramatical e coesão textual. Depois, eles mesmos ilustram a obra. O projeto final prevê a entrega de um E-book (versão digital do livro), mas as famílias que tiverem interesse podem encomendar o livro impresso.

Maria Angélica contou que, na época, buscava uma iniciativa que incentivasse as crianças à leitura, quando encontrou o Estante Mágica, projeto que nasceu no Rio de Janeiro e, hoje, já alcança vários países.  “Aos poucos, os professores foram se encantando e ampliamos o projeto. Ele é realizado todos os anos, temos crianças que já publicaram 4 livros. Outras, que me procuram mesmo depois que já saíram da escola.”

No final do ano letivo, quando os alunos já finalizaram os projetos, as escolas realizam o evento de autógrafos, momento em que os estudantes participam como autores. “O evento de autógrafos é um encerramento. É sempre um dia maravilhoso, eu vejo no rosto das crianças a alegria de ser um autor. Eles se sentem como estrelas e nós os tratamos dessa forma. Trabalhamos a autoestima e eles saem daqui com o coração quentinho”, finalizou a professora, que sempre participa da atividade fantasiada, como uma maneira de despertar a imaginação das crianças para futuras histórias.

A professora Adriana Lima, que leciona na sala de recurso para alunos com deficiência, autismo, transtornos e síndromes, transformou uma atividade da vida diária em livro, como uma forma de registro. O tema escolhido para este ano foi a horta escolar. “Utilizamos fotografias para ilustrar os livros e retratamos as diversas atividades desenvolvidas, desde o plantio até a colheita. E ainda buscamos um tema que eles podem desenvolver em casa no futuro.”

A autora do livro “A Imaginação é Profunda”, Maria Eduarda Lopes Santos, aluna do 4º ano A, contou como foi o processo de criação do livro. “Nós escrevemos e ilustramos. O processo foi trabalhoso, mas valeu a pena. Achei educativo e gostei muito de fazer este projeto!”

O presidente da Câmara, vereador Ronaldo Fonseca, líder do Governo, vereador André Sampaio “Baby”, e diretor da Fundação Cultural, William de Oliveira, prestigiaram o evento.

Estante Mágica é uma empresa que tem como objetivo desenvolver a leitura, escrita, autoestima, expressão de sentimentos e competências socioemocionais, através da iniciativa de parceria com escolas e professores.