Projeto ‘Cozinhalimento’ é inaugurado na cidade para promover capacitação e geração de renda em Paraibuna
Ação visa fortalecer e ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, treinamentos, palestras e eventos educativos à população paraibunense, incentivando o empreendedorismo.

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente inaugurou, nesta quarta-feira (07), o Projeto “Cozinhalimento", entregue em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A unidade está localizada na Casa da Agricultura, na Avenida Lincoln Feliciano da Silva, 276, Centro da cidade.
De acordo com o governo do Estado, o Projeto Cozinhalimento realiza a instalação de cozinha profissional para capacitação de agentes multiplicadores das ações e incentivo à geração de renda. As ações são desenvolvidas por meio de cursos, palestras, treinamentos e ações educativas, visando a capacitação nutricional, o combate ao desperdício, a manipulação adequada dos alimentos, além do incentivo ao empreendedorismo.
Para viabilizar o projeto em Paraibuna, a prefeitura recebeu R$60 mil de recursos do Estado destinados a aquisição de novos eletrodomésticos disponibilizados à cozinha agroindustrial da Casa da Agricultura, como geladeira, freezer, coifa industrial, fornos elétricos, batedeiras, liquidificadores, fogão semi-industrial, micro-ondas, bancadas, armários, e outros utensílios como panelas, formas, tigelas, etc.
A compra dos novos produtos tem como objetivo oferecer melhores condições de uso do local onde acontecerão as capacitações, além de garantir a segurança alimentar e nutricional sustentável aos beneficiários do projeto, como explica o diretor do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Estância Turística de Paraibuna, Danilo Caneppele. “Nossa cozinha industrial já existia, mas essa repaginação trará mais qualidade para o trabalho que já era executado nos treinamentos realizados aqui, o diferencial agora também, além de beneficiar os munícipes em geral que participarem dos cursos, será a capacitação das nutricionistas do município para melhorarmos ainda mais a qualidade da alimentação dos nossos alunos”.
CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO
O evento contou com a presença do prefeito Victor Miranda, do vice-prefeito José Machado de Araújo Filho (Dr. Machado), vereador Edinho França (Presidente da Câmara Municipal), vereador Tales Vitório, do diretor municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Danilo Caneppele, da chefe de Gabinete do Prefeito, Heloisa Antunes de Faria Santos (Prof.ª Helô), diretor-presidente da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, William de Oliveira, e demais participantes.
O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, foi representado pela nutricionista Katlly Evillim de Souza, que integra a equipe técnica da Secretaria Estadual de Agricultura; ela veio prestigiar a inauguração do projeto de iniciativa do governo paulista. “Agradeço à Prefeitura e a equipe técnica do município que trabalhou para viabilização desse projeto que é um importante equipamento para segurança alimentar em Paraibuna porque o principal objetivo dele é chegar à população de alta vulnerabilidade social, com cursos de geração de renda aos moradores”, destaca Katlly.
Segundo o prefeito Victor Miranda, o Projeto Cozinhalimento é uma grande oportunidade de qualificação profissional da população que poderá aprender o preparo adequado de alimentos melhores, mais saudáveis e com a perspectiva de fonte de renda ou de renda extra. “Por meio de capacitações a serem oferecidas pelo projeto, quem sabe isto não se transforme em renda as pessoas, se não se transformar em renda pelo menos elas estarão mais aptas a prepararem alimentos melhores dentro de casa para alimentar melhor a família.”, acredita.
O Chefe do Executivo destacou, também, a intenção da gestão municipal em destinar locais na cidade onde os empreendedores possam expor seus produtos. “Nossa ideia é abrir espaços em áreas públicas de Paraibuna, onde as pessoas que fizerem os cursos de qualificação pelo Cozinhalimento consigam comercializar seus produtos. A previsão é termos uma feira artesanal na cidade, que ajudará neste sentido, assim poderemos oferecer mais oportunidades de renda e de uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes”, complementa.