Servidores do Departamento de Serviços Municipais são vacinados contra a Febre Amarela

Na manhã desta sexta-feira (04), uma equipe do Departamento Municipal de Saúde esteve no Departamento de Serviços Municipais para vacinação contra a febre amarela, visando a prevenção da doença aos trabalhadores do local.
Causada por um vírus e transmitida ao macaco e ao homem pela picada de um mosquito, a febre amarela não é contagiosa e nem transmitida por macacos, que são apenas hospedeiros. É uma doença viral transmitida principalmente pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, e pode causar sintomas graves, como febre, dor no corpo, icterícia (amarelamento da pele e olhos) e hemorragias, podendo levar à morte em casos mais avançados.
O principal meio de prevenção é a vacina, que é segura e eficaz, sendo recomendada para qualquer pessoa a partir dos 9 meses de idade. Por isso, a Prefeitura reforça a importância de que todos que ainda não receberam a dose – servidores municipais e a população em geral – procurem o Centro de Saúde da cidade ou as unidades básicas de saúde dos bairros para se vacinarem.
Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os adultos não imunizados que residem em áreas com recomendação, e pessoas que irão viajar para estes lugares, devem se vacinar pelo menos 10 dias antes do deslocamento.
ESQUEMA VACINAL:
- Primeira dose aos 9 meses;
- Segunda dose aos 4 anos de idade;
- A partir de 5 anos é realizada dose única, caso não tenha o esquema primário completo;
- Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina da febre amarela, antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação.