CODIVAP recebe materiais de saúde no combate à Covid-19 e distribui a municípios da região, incluindo Paraibuna

A Associação dos Municípios do Vale do Paraíba – CODIVAP recebeu em sua sede, na cidade de Taubaté, materiais de saúde adquiridos por meio do repasse de R$ 1 milhão, oriundo de compensação ambiental de danos irreversíveis e intercorrentes causados aos pequenos municípios da região.

Essa verba é fruto da parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente – GAEMA (Núcleo Paraíba do Sul), e beneficiará 27 cidades da região para o combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Dentre os materiais adquiridos pela CODIVAP e que serão distribuídos aos municípios, estão: máscaras de proteção PFF2, luvas, aventais e lençóis descartáveis, além de frascos de álcool gel e álcool líquido 70º INPM.

Os insumos médico/hospitalares foram definidos pela Diretoria do Departamento Regional de Saúde de Taubaté (DRS XVII), que acompanha toda a situação da pandemia na região, cabendo as prefeituras beneficiadas somente escolher as quantidades dentro da verba dividida disponibilizada sob critério do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e população inferior a 25 mil habitantes.

Segundo a CODIVAP, esta ação tem como objetivo ajudar os municípios em situação de emergência na saúde pública, cujas medidas de enfrentamento demandam o emprego de ações de prevenção, controle e contenção de riscos nas cidades, bem como considerando a Resolução Conjunta do Conselho Nacional do Ministério Público e da Corregedoria Nacional, que determina a priorização de reversão de recursos da atuação finalística do Ministério Público brasileiro. De acordo com o Diretor Executivo da CODIVAP, Augusto Pereira, a parceria será de grande importância para os pequenos municípios que carecem desses recursos. “A chegada desses recursos neste momento torna-se estratégico, pois se somarão aos esforços que estes pequenos municípios já vêm desenvolvendo”, avalia.

As Prefeituras de Arapeí, Areias, Bananal, Canas, Cunha, Igaratá, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, PARAIBUNA, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga e Silveiras, além de Tremembé, integram os municípios beneficiados.

Os materiais médico/hospitalares estão à disposição das cidades mencionadas, desde o dia 23 de abril, na sede da CODIVAP, para serem utilizados em favor da população, por meio da verba recolhida pelo Gaema, como compensação ambiental pelos danos irreversíveis e intercorrentes causados a estes municípios.

Fonte: CODIVAP
Fotos: Divulgação CODIVAP