Saúde Pública: Prefeitura lança plataforma “BELA” para orientações aos munícipes com sintomas da Covid-19

A Prefeitura de Paraibuna agora conta com uma nova ferramenta voltada para auxiliar e orientar a população sobre os cuidados com a Covid-19, por meio da plataforma “Bela” – sistema de triagem online, via Whatsapp, e utilizado para fazer uma avaliação prévia do estado de saúde de quem acessar o sistema.

A ação é gratuita e sem custos para prefeitura, por meio de parceria do Governo Municipal com a EloGroup e o Instituto Votorantim, que fornecerão a plataforma ao município até fevereiro de 2021. O serviço é destinado a pacientes do município com sintomas do novo coronavírus, que além da triagem fará um acompanhamento diário da evolução ou remissão dos sintomas.

A Bela já está disponível pelo WHATSAPP: (11) 95474-2762. Para utilizar o sistema, envie uma mensagem para este número (não é para telefonar, somente mandar mensagem no WhatsApp). Respostas automáticas irão guiar e orientar o paciente que será classificado em níveis de cuidados, além de responder um cadastro para o monitoramento. O sistema é capaz de analisar a situação clínica dos pacientes, mediante as informações dadas. Na oportunidade é feita uma triagem de cada usuário e averiguado se é necessário um atendimento médico. Se for necessário, a própria Bela orienta a pessoa a procurar a Unidade de Pronto Atendimento do município.

O Departamento Municipal de Saúde de Paraibuna, explica a importância do sistema: “Esse teleatendimento é um serviço de grande utilidade, pois por meio dele será possível ser feita uma triagem prévia e evitar o deslocamento dos pacientes até a UPA, além de conseguirmos realizar o monitoramento diário dos casos de isolamento de pacientes do município com a Covid-19, gerando um relatório completíssimo de primeira linha no acompanhamento desses pacientes”.

Ainda de acordo com o departamento, havendo sucesso nessa implantação, mediante à procura dos munícipes a esse serviço, o município poderá contar com módulos de acompanhamento de gestantes e puérperas, e pacientes crônicos (hipertensos e diabéticos) com teleatendimento de profissionais do próprio quadro da Prefeitura, das áreas de enfermagem e da médica. “Além de darmos uma atenção especial nos casos suspeitos de coronavírus, também conseguimos junto ao Instituto Votorantim e a EloGroup, a possibilidade de inclusão de munícipes com diabetes e pressão alta e de gestantes e puérperas do município no teleatendimento da Bela”, conclui.

Segundo o prefeito Vitão Miranda, a plataforma surge numa hora muito oportuna. “É muito importante e sempre bem-vindo todo meio utilizado em benefício da saúde da população, e a Bela vem em uma boa hora, especialmente pelo fato do nosso estado ter regredido para Fase Amarela do Plano SP, visando uma maior proteção da população para tentar evitar o avanço do coronavírus”, enfatiza.

O funcionamento da triagem e acompanhamento no módulo COVID-19 da plataforma Bela é 24 horas por dia, ela responderá o paciente a qualquer momento; já o possível teleatendimento para pacientes crônicos e gestantes e puérperas estará disponível em horários a serem definidos ainda.