Vacinação contra Covid-19: Nota Informativa Oficial do Departamento Municipal de Saúde de Paraibuna

O Departamento Municipal de Saúde vem trazer a público e prestar contas a respeito da vacinação contra o novo coronavírus – SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Até o momento o Município recebeu 02 remessas de vacinas via Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde:

  • Em 20 de janeiro de 2021, 179 doses da CORONAVAC – Sinovac/Instituto Butantan; onde foram vacinados, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (Ministério da Saúde)¹ e o Documento Técnico - Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 (CVE/CCD/SES-SP)², todos os profissionais do Departamento Municipal da Saúde, UPA e SAMU, idosos e trabalhadores do Lar Vicentino (conforme relação enviada pela presidente)
  • Em 27 de janeiro de 2021, 140 doses da ChAdOx1 nCoV-19 – Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, que foram utilizados para imunizar o restante dos profissionais do Departamento Municipal da Saúde, UPA, SAMU, Resgate Tamoios, e trabalhadores da saúde do setor privado.

A lista de profissionais do Departamento Municipal de Saúde imunizados consta na divulgação no site da Prefeitura Municipal de Saúde e mídias sociais:

Os critérios de eleição para o chamamento dos profissionais da saúde do setor privado para receber o imunizante foram os utilizados pelo Documento Técnico - Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 (CVE/CCD/SES-SP):

  • Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto aos trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Mediante o Cadastro Municipal para Imunização dos Profissionais da Saúde (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-1QaT34bOLfFmBPi6vuyP7bgLA5ZTIy6n5e9SD1yttS6RGQ/viewform), obedecendo o critério de idade – do mais idoso para o mais jovem – que conta com uma rotatividade diária de inscrições.

OBS: É necessário apresentar a Carteira do Conselho de Classe ou comprovante do empregador, comprovante de residência ou trabalho em Paraibuna e no caso de cuidadores cópia do certificado do curso de cuidador e/ou carta do empregador.

A evolução da vacinação no Município poder ser acompanhada pelo site do Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo: https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/, filtrando pela GVE de São José dos Campos e/ou Município de Paraibuna. Lembrando que os dados apresentados se referem ao dia anterior.

Lembramos a todos, ainda, que os imunizantes não impedem quem os recebeu de se contaminarem com o coronavírus, mas atenuam os sintomas e podem evitar o agravamento da doença, segundo os estudos apresentados até o momento.

Os meios de prevenção à COVID-19 continuam sendo o respeito ao distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos constantemente, seja lavando, ou com álcool em gel, no caso da ausência da possibilidade de lavar as mãos.

1 - https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2020/dezembro/16/plano_vacinacao_versao_eletronica-1.pdf

2 - http://portal.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia epidemiologica/vacina/documento_tecnico_campanha_de_vacinacao_contra_a_covid_3atualizacao.pdf