CMDCA divulga o resultado da Eleição para Conselheiros Tutelares de Paraibuna (Quadriênio 2024/2027)
As cinco conselheiras atuais foram reeleitas para continuar no cargo nos próximos quatro anos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da Estância Turística de Paraibuna divulgou no site da Prefeitura e no Diário Oficial Eletrônico do Município (edição desta segunda-feira, 02/10/2023), a Resolução Nº 18 com o resultado oficial da Eleição do Processo Unificado de Escolha de Conselheiros Tutelares de Paraibuna para o quadriênio 2024/2027.
Das cinco conselheiras titulares, que já estavam no cargo, todas foram reeleitas na Eleição realizada no último domingo (1º de outubro), das 8h às 17h, na EMEI “Dona Santinha Moura”, onde foram disponibilizadas sete salas de votação aos eleitores do município.
Pela primeira vez na história das Eleições para conselheiro tutelar foram utilizadas urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE/SP) para escolha dos membros do Conselho Tutelar.
Segundo informações do CMDCA, a Eleição de 2023 contou com aproximadamente dois mil eleitores, o dobro do número de votantes em relação ao pleito anterior, realizado em outubro de 2019. “Foi positiva a Eleição e, hoje, às Conselheiras têm a responsabilidade em dobro por terem sido reeleitas, sinal que elas têm feito um bom trabalho”, afirma a presidente do CMDCA da Estância Turística de Paraibuna, Renata Fonseca.
Ainda de acordo com Renata, ela – que também já teve a experiência de atuar como titular do cargo (na Eleição de 2019) – destacou a importância do Conselho Tutelar como a principal instituição do país responsável pela Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente...
“Estar como Conselheiro é desafiador porque infelizmente a maioria das pessoas têm um entendimento distorcido do que é ser Conselheiro Tutelar. Eu gosto muito do artigo 4 do ECA, o qual diz que é dever de todos: da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, quando entendermos que a criança/adolescente é ‘prioridade’ teremos dias melhores porque estaremos plantando para colhermos no futuro”, enfatiza.
CANDIDATAS ELEITAS COMO TITULARES:
- Cristiane Renata Correia dos Santos Sampaio (238 votos)
- Beatriz Pontes Hernandes Schimitz (236 votos)
- Liane Aparecida Nascimento da Silva Aguiar (168 votos)
- Luciana Vasconcellos Santana (138 votos)
- Jacqueline Maria Nunes (134 votos)
RELAÇÃO DE SUPLENTES NA SEGUINTE ORDEM:
- Pamela Andressa Medeiros de Oliveira (129 votos)
- Ana Paula de Melo (112 votos)
- Rosângela das Graças Sousa (87 votos)
- Marta Gabriela (69 votos)
- Jean Carlos Neves dos Santos Oliveira (67 votos)
Confira o resultado completo com a votação de todos os 20 candidatos, acessando o link:
https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_63_0_1_02102023150644.pdf