Escola Municipal "Irmã Zoé", é Top 10 em projeto “Educação Viária é Vital” da Fundación MAPFRE

A Escola Municipal EMEF “Irmã Irene Alves Lopes - Irmã Zoé” conquistou um lugar de destaque no cenário educacional brasileiro ao se classificar entre os dez melhores projetos do Programa “Educação Viária é Vital”, promovido pela MAPFRE. A premiação ocorreu na última sexta-feira, 29 de novembro, em São Paulo.

Entre 637 projetos inscritos por 85 cidades de vários estados brasileiros, apenas dez foram reconhecidos como destaques nacionais. A EMEF Irmã Zoé se destacou com o projeto "Like para o Trânsito Seguro", desenvolvido sob a coordenação da professora Joseani do Amaral com a colaboração de todos os professores dos 3º anos da escola.

"Para nós é uma grande alegria e orgulho ver o nome da nossa escola e da nossa cidade sendo representado em um evento consolidado, mostrando o potencial da educação em nosso município. O empenho das nossas professoras dos 3°s anos que desenvolveram esse projeto em nossa escola com dedicação, envolvendo alunos e comunidade, garantiu a nós essa conquista tão sonhada por todos.", comentou Flávia Ribeiro, diretora da escola Irmã Zoé.

Já a coordenadora pedagógica, Roberta Arruda, cumprimentou toda a equipe pela dedicação e empenho na elaboração e execução do projeto. "Gostaríamos de agradecer nossas professoras Jeseani, Débora, Ana Beatriz, Cristina Brás, Edilene, Rosângela e Eliane Cardoso por todo comprometimento com a educação de nossa escola e parabenizá-las por essa conquista".

O Programa “Educação Viária é Vital” busca contribuir para a redução dos altos índices de sinistros de trânsito por meio de projetos desenvolvidos por alunos e professores de diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ele propõe a integração de atividades educativas às disciplinas escolares, fomentando a segurança, justiça e eficiência na circulação viária.

Por meio de pesquisa sobre as condições de mobilidade viária nas comunidades locais, o programa promove a participação autônoma e ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A partir de problemas reais, como os desafios da mobilidade urbana, os alunos são estimulados a refletir, debater e propor soluções criativas e eficazes, consolidando o aprendizado em cidadania e segurança viária.

A conquista da EMEF Irmã Zoé é motivo de orgulho para a Estância Turística de Paraibuna, e demonstra o compromisso da educação municipal com a formação cidadã e o impacto positivo na sociedade.