Mesmo com sinalização, condutores realizam conversão proibida na Ponte da Vigor

Os motoristas que trafegam pela Ponte da Vigor, na região central de Paraibuna, terão que se adequar a medida de trânsito que proíbe a conversão à esquerda para veículos que estiverem na ponte indo no sentido bairro-centro. A Prefeitura Municipal, em conjunto com o Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo, órgão responsável pelo trânsito de Paraibuna, determinaram esta medida visando garantir a segurança dos motoristas e pedestres que circulam na região.

A proibição a esta conversão é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro e pela legislação municipal, sendo uma medida necessária para evitar acidentes e garantir a fluidez do trânsito na região, que é um importante ponto de acesso à cidade e requer atenção especial devido ao seu estreitamento e à intensidade do tráfego em horários de pico.

O local está sinalizado com placa de trânsito indicando aos condutores que estão na ponte o sentido obrigatório à direita, assim como a sinalização horizontal, com faixa contínua pintada na via, indicando o sentido obrigatório e a proibição em seguir em frente.

Porém, mesmo com as orientações, motoristas estão sendo flagrados pelas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) realizando a manobra proibida. A multa para quem faz conversão proibida é de R$ 195,23, considerada infração grave com mais cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

A recomendação é para que os condutores que estiverem na ponte e desejarem seguir sentido centro façam a conversão à direita, acessando a avenida São José, sentido Vila Camargo e Bela Vista, e façam retorno, localizado há cerca de 50 metros à frente, para seguir sentido centro. 

 

Fiscalização do Trânsito pelas Câmeras do CSI

Dentre as infrações flagradas pelas câmeras, a mais comum é a conversão errada ou conversão proibida, ou seja, o retorno feito em locais proibidos pela sinalização, como vem ocorrendo na Ponte da Vigor, local onde se registrou o maior número de transgressões.

Além das ocorrências registradas na Ponte da Vigor, as câmeras constantemente flagram motoristas fazendo o retorno irregularmente no final da avenida São José. Mesmo com duas placas indicando que a ação é proibida, condutores continuam realizando a manobra irregular, colocando em risco pedestres e outros motoristas.

Com 78 câmeras instaladas no município, o CSI vem ajudando as autoridades de Paraibuna a identificar e registrar os atos de infrações no trânsito. Com este auxílio, a fiscalização do trânsito se tornou mais eficiente e as imagens registradas podem ser utilizadas como base para ações na justiça relacionadas às infrações de trânsito.

“As câmeras estão sendo utilizadas, estamos acompanhando essas infrações e as imagens estão sendo registradas. Qualquer acidente de trânsito, as imagens servem de base para a investigação, ou mesmo para apoio em alguma ação na justiça. Com as câmeras, esperamos que as pessoas respeitem mais as leis de trânsito e sejam cada vez mais cidadãos cumpridores de suas obrigações”, comentou o Prefeito de Paraibuna, Victor Miranda.

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre a Prefeitura Municipal e as autoridades de trânsito para garantir a segurança viária e a ordem no tráfego de Paraibuna. A população é convidada a respeitar as normas de trânsito e contribuir para a construção de uma cidade mais segura e organizada para todos.