Casa da Juventude é mais um legado da atual gestão para a Estância Turística de Paraibuna
Novo espaço para jovens reforça o compromisso da administração com o desenvolvimento e o futuro da cidade.
A Estância Turística de Paraibuna comemora mais uma importante realização com a entrega da Casa da Juventude "Ana Ferreira de Barros". Inaugurada nessa sexta-feira, o novo espaço, voltado ao público jovem, representa mais um legado da atual gestão municipal, que tem investido continuamente em projetos que transformam a cidade e beneficiam seus moradores.
O evento contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Dr. Fábio Prieto; do coordenador da Subsecretaria da Juventude, Juliano Borges; do prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda; vice-prefeito da Estância Turística de Paraibuna, José Machado de Araújo Filho (Dr. Machado); a prefeita eleita do município, Heloisa Antunes de Faria Santos – Prof.ª Helô; do diretor do Departamento Municipal de Assistência Social, Lorival Barreto; do vereador, Cicero Fabiano; e da família da homenageada; e com a presença ilustre da secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco, Yanne Teles.
Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão de reais, a Casa da Juventude foi idealizada para atender jovens do município, oferecendo um ambiente moderno e funcional. O local conta com salão principal, cozinha, sala administrativa, sala de reuniões, banheiros acessíveis, estacionamento e playground. Além disso, a estrutura foi projetada para ser um polo de oportunidades, com cursos técnicos, atividades culturais e suporte para o início da vida profissional.
A entrega da Casa da Juventude integra uma série de iniciativas que marcam a atual gestão como uma das mais comprometidas com o futuro de Paraibuna. “A cidade recebe mais um presente, esse importante equipamento, patrimônio público que ficará à disposição da juventude, da cultura, das oficinas culturais. Um espaço também, para a educação, para as reuniões, eventos, palestras e capacitações. Um espaço nobre, no centro da cidade”, destacou o prefeito Victor Miranda.
Além da infraestrutura completa, a Casa da Juventude oferece áreas de convivência, pesquisa e estudo, como sofá, puffs e bicicletário, proporcionando um espaço acolhedor que estimula o protagonismo juvenil.
De acordo com Fábio Prieto, equipamentos como a Casa da Juventude são feitos pensando no desenvolvimento da cidadania da população mais jovem. “Nós acreditamos que o uso adequado vai entusiasmar a juventude brasileira para o empreendedorismo, educação, com o civismo e a participação na politica e na sociedade, enfim, com tudo aquilo de bom que ajuda a construir o Brasil”.
Já para o subsecretário, Juliano Borges, a Casa da Juventude tem a missão de transformar e impactar a vida dos jovens. “O futuro da cidade passa necessariamente pelos jovens do município. Fica aqui os parabéns para o município, parabéns Prefeito e Câmara Municipal, e contem conosco lá em São Paulo, para que a gente possa ampliar essa agenda importante de governança e gestão de juventude nos municípios para fazermos essa cidade grande”.
A Casa da Juventude recebeu o nome de Ana Paula Ferreira de Barros, conhecida como “Tia Paulinha”, uma professora de música da rede estadual que faleceu em 2021, vítima de câncer de mama. Admirada por sua dedicação, carinho e bom humor, Tia Paulinha marcou a comunidade como exemplo de comprometimento com a educação e com as crianças.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de familiares, incluindo sua mãe e dois filhos. “Minha mãe amava a educação e as crianças. Saber que seu nome será lembrado através desse espaço é emocionante. Tenho certeza de que ela estaria muito grata pelo carinho e reconhecimento”, declarou João Rodrigo Júnior, filho da homenageada.
A inauguração deste novo equipamento público reafirma o compromisso da atual gestão em deixar um legado duradouro para as próximas gerações. A Casa da Juventude é mais uma entrega que se soma a outras iniciativas que estão transformando Paraibuna em uma cidade mais próspera, inclusiva e preparada para os desafios do futuro.