Moradores do Cedro e região recebem ação descentralizada com serviços do CRAS, Assistência Social e Saúde
Atendimentos foram realizados em frente à escola do bairro e incluíram vacinação, palestras e orientação social.

Na manhã da última quinta-feira, 10 de abril, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna realizou uma ação descentralizada no Bairro do Cedro, levando diversos serviços essenciais para os moradores da região, localizada a cerca de 30 km do centro do município.
A ação aconteceu em frente à EMEIEF "José Cândido dos Santos" e contou com atendimentos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do Departamento Municipal de Assistência Social e do Departamento Municipal de Saúde, e com a colaboração da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”. Durante toda a manhã, a população pôde atualizar o CadÚnico, receber orientações sobre Benefícios e conhecer melhor o programa Viva-Leite.
Além disso, foram oferecidos serviços como elaboração de currículos, atendimento psicossocial, emissão do cartão de estacionamento para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (PCD), e aconselhamento sobre a Lei Maria da Penha. A área da saúde também esteve presente com vacinação contra a Influenza, Febre Amarela.
Um dos destaques da manhã foi a palestra do PAIF – Serviço de Proteção Integral à Família, que abordou a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e do acesso a direitos. A apresentação contou com a parceria da Faculdade de Psicologia da UNIVAP, por meio de um projeto de extensão universitária conduzido por alunas do 9º semestre, que trataram sobre restrições alimentares, alergias, intolerâncias e doenças crônicas como diabetes.
Durante o evento, a equipe de comunicação da CAEPA - Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna, também esteve presente, esclarecendo dúvidas da população sobre a Tarifa Social e orientando os moradores sobre como solicitar o benefício.
Patrícia Nunes, moradora do bairro Vargem Grande, aproveitou a oportunidade para levar sua mãe e filha para a vacinação, resolver questões do INSS e participar da palestra. “É difícil para gente ir até o centro da cidade para ter acesso a esses serviços. Acho que esta ação é muito importante e mostra que não estamos esquecidos. Fica tudo mais pratico e poderia ter mais vezes, inclusive a castração de animais”, comentou Patrícia.
A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade local, reforçando o compromisso da Prefeitura em promover a inclusão e facilitar o acesso aos serviços públicos, especialmente nas regiões mais afastadas da sede do município.