Prefeitura inicia formação de professores em Educação Inclusiva com o programa "Escola Sem Barreiras"
Parceria com o SESI beneficia 70 educadores da rede municipal com estratégias pedagógicas voltadas à inclusão.

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, em parceria com o SESI-SP, deu início nesta terça-feira (06), à formação de professores da rede municipal, por meio do programa "Escola Sem Barreiras", que visa fortalecer as práticas pedagógicas inclusivas nas escolas públicas.
O curso conta com carga horária total de 30 horas, sendo 12 horas presenciais e o restante realizado em formato remoto. O primeiro de quatro encontros formativos aconteceu nesta semana, com a participação de 70 professores, sob a condução das formadoras Soraya e Caroline.
A formação busca oferecer ferramentas e estratégias práticas para que os educadores possam atender à diversidade presente em sala de aula, respeitando as diferentes formas de aprendizagem dos alunos. “Essa formação veio ao encontro dos anseios dos professores, que há tempos solicitavam capacitação na área da Educação Inclusiva. Hoje, a inclusão é uma realidade em todas as salas de aula, e o professor precisa voltar seu olhar de educador para esse novo cenário”, destaca a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
O "Escola Sem Barreiras" é um programa de transferência de tecnologia educacional voltado à personalização e ao aprimoramento das aprendizagens nas redes públicas de ensino. Além da formação docente, o programa também inclui o monitoramento e acompanhamento dos gestores escolares, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
Entre os objetivos do programa destaca-se a promoção de estratégias pedagógicas baseadas em abordagens universalistas; estimular a reflexão sobre equidade e os direitos dos estudantes da educação inclusiva e especial; ampliar o repertório de práticas pedagógicas inclusivas; fortalecer o uso do estudo de caso como ferramenta para identificar necessidades específicas dos alunos; envolver famílias e comunidade escolar na criação de redes de apoio e orientação; e produzir e distribuir materiais educativos voltados à educação inclusiva e especial.
Com linguagem acessível, acolhedora e prática, o programa "Escola Sem Barreiras" representa mais um passo importante da Prefeitura na valorização dos profissionais da Educação e na construção de uma escola para todos.