Paraibuna é premiada pelo avanço na Educação
Município se destaca com melhora significativa nos índices de alfabetização e aprendizado.

Na última terça-feira (25), a equipe do Departamento de Educação de Paraibuna esteve em São Paulo acompanhada da Prefeita, Professora Helô, e do Vice-Prefeito, Tales Vitório, para receber os prêmios "Destaque na Alfabetização e do Índice Excelência Educacional – IEE". A cerimônia de entrega foi realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O reconhecimento veio após os estudantes da rede municipal de ensino apresentarem no último ano um aumento significativo de desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), em comparação com 2023.
O destaque foram os alunos dos 2º anos que apresentaram avanços expressivos, elevando o índice de 180 para 186,2 em Língua Portuguesa e de 175 para 178,5 em Matemática. E os estudantes dos 5º anos, que também tiveram um crescimento notável, passando de 201 para 218 em Língua Portuguesa e de 221 para 234,1 em Matemática.
A maioria das escolas de Paraibuna superou os índices de 2023, refletindo o compromisso e a dedicação dos gestores, professores, estudantes e o apoio essencial das famílias. "Parabenizo também a gestão anterior do Prefeito Vitão e, em especial, a diretora de educação da época, a professora Mariazinha, pelo trabalho realizado que contribuiu para essa conquista.”, destacou a Prefeita.
Dentre as instituições de ensino do município, a EMEIEF “José Cândido dos Santos”, do bairro do Cedro, teve um excelente desempenho, atingindo o Índice de Excelência Educacional (IEE) necessário para a certificação.
“Este resultado é um incentivo, e principalmente um reconhecimento do esforço e dedicação de todos profissionais da Educação e dos alunos. Parabenizo todas as escolas pelo resultado positivo e em especial a escola premiada.”, destacou Mara Gilberta Bittencourt, Diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer.
No total, 442 municípios foram premiados por alcançarem a meta do Índice Excelência Educacional – IEE no Saresp. Cada escola possuía uma meta individual, considerando fatores como evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e regime de ensino (tempo parcial ou integral).