Paraibuna sedia Dia de Campo da Cultura do Milho e reúne produtores rurais

A Casa da Agricultura de Paraibuna - CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - regional de Pindamonhangaba), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, e o Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente  da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna , realizaram o Dia de Campo para apresentar as variedades e características de sementes de milho CATI (AL Piratininga, AL Paraguaçu, AL Avaré e CATI Verde), a importância da análise de solo para adubação adequada e o manejo sustentável da cultura.

O evento, que aconteceu no Sítio Salinas, bairro Espírito Santo, no dia 16 de fevereiro, contou com o acompanhamento do Engenheiro Agrônomo da CATI, Sergio Mitsuo Ishicava, e dos engenheiros Marcos Antonio de Carvalho Lima (Prefeitura), Ricardo Manfredini (CATI Sementes e Mudas) e Vinicius Nascimento (CATI Guaratinguetá), além de outros técnicos que vieram de diversas cidades da região, tais como Taubaté, Caçapava, Natividade da Serra, São Bento do Sapucaí e Jambeiro.

No total, 49 pessoas participaram da atividade. Destes, 25 eram produtos rurais de Paraibuna. Os participantes puderam conhecer as práticas, trocar informações e experiências.

O prefeito Victor Miranda destacou a importância do evento. “Essa iniciativa tem como objetivo capacitar cada vez mais nossos produtores rurais. Nós priorizamos sempre oferecer o que há de melhor em nossa cidade. Muitos turistas frequentam nossa Estância Turística e adquirem os itens que produzimos na zona rural e comercializamos aqui. Essa é uma fonte de renda e ajuda a movimentar a economia da cidade.”

O Chefe do Executivo agradeceu pela parceria. “Parabéns pela iniciativa. Só tenho a agradecer à Secretaria do Estado e à CATI pela parceria. E parabenizar o homem do campo que se dedica muito e fornece o melhor produto para venda.”

O diretor do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Danilo Caneppele, ressaltou as vantagens da proximidade entre o corpo técnico e os produtores rurais. “O conhecimento está sempre se desenvolvendo, novas técnicas, novos produtos, novas sementes, e isso precisa ser apresentado aos produtores. Nada melhor que um dia de campo para vivenciar e ser apresentado tudo isso, ver os resultados das novas tecnologias, do avanço na agricultura, sempre visando uma produção cada vez melhor e a qualidade de vida dos produtores.”

O Engenheiro Agrônomo da CATI, Sergio Mitsuo Ishicava, explicou que o objetivo do encontro foi apresentar as práticas sustentáveis, realizar observação do campo, apresentar o potencial e as diferentes variedades de milho da CATI e estimular o uso correto de fertilizantes. “Tudo isso sempre pensando na sustentabilidade e conservação do solo. Essa é a mensagem que trouxemos aqui. E queremos adotar essas práticas sustentáveis no dia a dia aqui no município.”

Rodrigo Ferreira, proprietário do Sítio Salinas, disse que recebeu um retorno positivo dos produtores que participaram do evento. “E também tenho recebido muito apoio do engenheiro Sergio. Ele sempre está aqui, me orientando, dando assistência e me ajudando muito nas produções de tomate em estufa e milho.”