Prefeitura incentiva população a seguir o modelo de calçada segura adotada na Estância Turística de Paraibuna

Qualquer município está sempre em constante evolução, e é necessário que a população esteja preparada para as mudanças e siga os padrões definidos pela municipalidade, a exemplo das calçadas com acessibilidade, para evitar transtornos futuros.

Com o objetivo de deixar a cidade cada vez mais bonita, organizada e acessível para todos, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna tem incentivado a população (moradores e comerciantes) a seguir o padrão de calçamento implantado pelo Governo Municipal, no modelo calçada segura.

Recentemente, a Prefeitura realizou obras de revitalização seguindo o modelo de calçada segura instalada ao longo da Avenida Dr. Carlos Guimarães (Beira Rio), visando melhorar as condições de circulação de pedestres, no trecho que compreende a Avenida Dr. Carlos Guimarães - próximo à Fonte Luminosa - até a Praça Dr. João Cavalcanti de Albuquerque (em frente ao Instituto Santo Antônio), outro logradouro público da cidade beneficiado com a instalação de calçada com melhor acessibilidade a população.

Segundo o Governo Municipal, esse tipo de calçada mais sustentável de pedras intertravadas também já contemplou outros pontos da cidade, como por exemplo, a Av. Antônio Feliciano da Silva, na principal entrada de acesso à Paraibuna, na região do Portal Turístico, em toda a extensão da avenida, além de outras vias públicas do município.

“Esse é um trabalho muito importante que a gente pretende que se faça de calçada segura, por isso pedimos aos munícipes, quando forem reformar a calçada em frente de suas casas, usar o mesmo padrão de pedras intertravadas, deixando nossa cidade com melhor acessibilidade, além uma aparência mais agradável e um calçamento mais seguro para todos”, ressalta o prefeito Victor Miranda.

O munícipe Guilherme Ortiz, morador da rua Major Ubatubano - região central de Paraibuna – aderiu a ideia do padrão seguido pelo município e construiu, também, em frente de sua residência, o mesmo estilo de calçada adotada pela Prefeitura. “A ideia de a gente colocar as pedras igual que a Prefeitura vem implementando na cidade foi, em primeiro lugar, para valorizar nossa casa, além da beleza estética que o material apresenta, tudo isso compõe uma melhoria não só pra cidade, mas também para o imóvel”, ressalta.

Ortiz reforçou, ainda, outros detalhes que o levaram a optar por esse tipo de calçamento. “Como já estava construindo minha casa isto facilitou a decisão de aproveitarmos a obra para fazer a calçada dentro dos padrões da Prefeitura. Outro ponto importante, quando fomos conhecer o material, é com relação à parte ecológica por se tratar de um calçamento que permite a drenagem da água, fazendo ela retornar ao solo e permitindo o mínimo de equilíbrio ambiental. Acho que a gente pode contribuir com a melhoria da cidade, pois moramos em comunidade e, se cada um puder contribuir um pouco dentro de suas possibilidades, vamos nos tornar cada vez mais uma comunidade melhor”, complementa.     

De acordo com o Governo Municipal, a ideia da implantação da calçada segura  é transformar as vias públicas do município em caminhos acessíveis, principalmente para as pessoas com mobilidade reduzida, e proporcionar um trajeto seguro em harmonia com a cidade, contribuindo para melhorar a paisagem urbana e a locomoção nos espaços públicos, e tornar-se uma importante ferramenta de apoio na implantação e adequação dos passeios para garantir a segurança e conforto nos trajetos de todos os pedestres.

A padronização do calçamento, com largura adequada e tipos de pisos, contribui para a ampliação das áreas de acessibilidade e a mobilidade dos usuários facilitando a fluidez e locomoção e também proporciona mais beleza para a cidade.  

As novas calçadas são feitas em piso intertravado, que facilita a absorção de água e os serviços de reparo e manutenção e tem “piso tátil”, que leva mais segurança para os pedestres com deficiência visual.