Prefeitura promove primeira reunião da 2ª revisão do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento de Planejamento Territorial e Turismo realizou, na última terça-feira (06), a primeira reunião do Núcleo de Gestão e Acompanhamento da 2ª revisão do Plano Diretor de Turismo Sustentável da cidade.
Participaram do encontro, no Paço Municipal, gestores municipais, representantes da sociedade civil organizada, do Poder Legislativo e da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”.
O trabalho a ser desenvolvido, ao longo de 2025, segue as diretrizes da Lei Complementar Nº 87 de novembro de 2021, que estabelece em seu Art. 15: “O presente Plano deverá ser revisado a cada 3 (três) anos, de acordo com o Artigo 6º, § 3º da Lei 1.261/15, sendo que as alterações, decorrentes das revisões elaboradas pelo Executivo, serão submetidas à apreciação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), antes de ser encaminhadas à Câmara Municipal.
A assessora do Departamento de Turismo da Prefeitura, turismóloga Solange Barbosa, destacou a necessidade da revisão. “Esse trabalho é muito importante, primeiramente para cumprirmos a lei sobre o Plano Diretor, mas também porque a revisão é rever o que a gente pensou, lá em 2021, no que nós avançamos, as correções a serem feitas e nos rumos a serem tomados. Uma coisa interessante, por exemplo, das sugestões de quatro anos atrás, foi a implantação das câmeras de segurança da cidade, além de outros projetos executados que habilitaram Paraibuna na conquista do tão sonhado título de Estância Turística”, pontuou.
O novo Plano Diretor de Turismo Sustentável do município está previsto para ser finalizado entre setembro e outubro deste ano, após a ampla participação de toda a sociedade – em reuniões e audiências públicas –, visando a discussão de ideias que contribuam para um melhor desenvolvimento turístico de Paraibuna.